Superfície mecânica é a área gerada por meio de apalpe da superfície da peça de trabalho com uma esfera de prova ideal e filtragem morfológica.
Método de apalpe é um método metrológico para registro bidimensional de uma superfície, no qual um sistema de prova é deslocado horizontalmente sobre uma superfície através de um dispositivo de avanço.
(DIN EN ISO 3274)
Perfil total é o perfil da superfície mecânica registrado pelo método de apalpe. Ele contém, como desvios de forma mais importantes: Desvios de forma, ondulação e rugosidade. (DIN EN ISO 3274)
Parâmetros, além dos parâmetros definidos através dos comprimentos de seção lsc (como Rz, Rp, Rv), são calculados através do comprimento de análise le.
Curso de apalpe lt é o trajeto total percorrido pelo sistema de prova para registrar o perfil apalpado. É a soma do pré-curso, comprimento de análise le e pós-curso.
Índice de agrupamento Nic (antes “comprimento de onda limite”), veja “Filtro de perfil“.
Comprimento de análise le é a parte do curso de apalpe que está sendo avaliada.
Comprimento de seção lsc (antes “curso de apalpe individual”) é uma parte do comprimento de avaliação. Parâmetros, tais como Rz, Rp e Rv são avaliados através de várias seções de perfil consecutivas do comprimento lsc.
Quantidade de seções nsc é a quantidade das seções usadas na avaliação dos parâmetros como Rz, Rp e Rv; o caso normal são cinco seções.
Pré-curso serve para estabilização dos filtros.
Pós-curso serve para desativação dos filtros.